(17/40) Não estamos livre do pecado, mas podemos pecar menos

POR RICK WARREN - 21 DE ABRIL DE 2018

Você nunca será sem pecado neste planeta, mas é possível pecar menos.


“Se afirmamos que não temos pecado, estamos apenas nos enganando e não vivendo na verdade” (1 João 1: 8 NLT).
Todos nós temos partes de nossas vidas que simplesmente não funcionam. Ninguém cumpre plenamente o padrão de perfeição.  Fingir que temos tudo perfeito, quando todo mundo sabe que não, é tolice. De fato, a Bíblia chama isso de enganar-se a si mesmo.
Você nunca será sem pecado neste planeta, mas é possível pecar menos . Então, por que é tão difícil mudar coisas em nós que realmente não gostamos?
1. Porque fizemos as coisas do nosso jeito por muito tempo.
Alguns de nossos mecanismos de defesa, que são pecaminosos, foram desenvolvidos na infância, talvez em resistência à dor ou como forma de lidar com o estresse. Mesmo que esses mecanismos sejam, em última análise, auto-destrutivos, pelo menos eles são familiares. Eles nos dão uma sensação de conforto e controle. Como os empregamos há muito tempo, ficamos presos em nossos pensamentos e presumimos que não há outra maneira de lidar com nossas circunstâncias.
2. Porque nos identificamos com nossos mecanismos de defesa.
Muitas vezes confundimos nossa identidade com nossos mecanismos de defesa ou maus hábitos. Quando os vemos como uma parte natural de quem somos, os tratamos como imutáveis, e isso nos predispõe a cometer os mesmos erros para semprePor exemplo, alguém que frequentemente fica com raiva pode se desculpar desse comportamento dizendo: "É assim que eu sou".
3. Porque nossos mecanismos de defesa têm uma recompensa.
Tudo o que é recompensado se repete. Seus mecanismos de defesa podem mascarar sua dor, encobrir um medo, dar-lhe uma desculpa para fracassar ou compensar a culpa - essa pode ser sua recompensa. Entretanto, eles geralmente funcionam no curto prazo. Mas a longo prazo, esses padrões destruirão seus relacionamentos.
4. Porque Satanás nos desencoraja.
Uma vez que você comece a tentar mudar algo em sua vida, Satanás começará a dizer: “Quem você pensa que é? Você nunca vai mudar. Você não conseguiu mudar no passado. Por que você acha que vai poder mudar agora? Não há esperança. Não vai funcionar ”. Esses pensamentos e medos estão sendo plantados em sua mente pelo próprio Diabo.
Essas coisas nos impedem de mudar as feridas, os hábitos e os problemas que sabemos que não são saudáveis.

Então, o que é necessário para mudar esses padrões tão enraizados em nossas vidas,  os quais realmente não gostamos?
A Bíblia diz para jogar fora esses padrões e deixar que o Espírito Santo renove nosso modo de fazer as coisas: “Desde que você  já ouviu sobre Jesus e aprendeu a verdade que vem dEle, jogue fora sua velha natureza pecaminosa e seu antigo modo de viver, que é corrompido pela luxúria e engano. Em vez disso, deixe o Espírito renovar seus pensamentos e atitudes. Coloque sua nova natureza, criada para ser como Deus”  (Efésios 4: 21-24 NLT).
Medite e comente sobre isso
  • Você já tentou mudar um mau hábito no passado, mas sentiu-se desencorajado? Por que você acha que se sentiu assim? Como você respondeu a isso?
  • Qual mecanismo de defesa você perpetua pensando que faz parte de sua natureza? Tente mudar seu modo de pensar! Por exemplo, em vez de dizer: "Sou viciado em trabalho", diga: "Trabalho demais". Em vez de dizer "sou preguiçoso", diga: "Tenho tendência a adiar as coisas e procrastinar". 
  • Considere o que este versículo lhe diz sobre mudar a maneira como você vive: “O pecado não pode determinar como você deve viver. Afinal, você não está mais vivendo sob aquela velha tirania. Você está vivendo na liberdade de Deus”  (Romanos 6:14 A Mensagem).

Comentários

  1. É do homem não querer mudar o que está estável, por mais que esteja tudo errado, entregar as idéias, opiniões, vontades, mais difícil ainda. Aí entra a ação do Espírito Santo de convencer de todo pecado. Qdo entendemos o que é o reino de Deus, e quem é Deus em nossas vidas, nao há como não mudar, ou seja, não querer pecar mais, claro que nunca seremos perfeitos, mas busquemos ser a semelhança de Cristo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(36/40) Deus está trabalhando enquanto você espera

(40/40) Quatro passos para ajudar você parar de se preocupar

(13/40) Orando as promessas de Deus