(39/40) Quatro razões pelas quais você não deve se preocupar

POR RICK WARREN - 13 DE MAIO DE 2018
Não se preocupe com sua vida.
“Não se preocupe com a sua vida, o que você vai comer ou beber; ou sobre o seu corpo, o que você vai usar. Não é a vida mais do que alimento, e o corpo mais do que roupas?”  (Mateus 6:25 NVI).

A preocupação é essencialmente uma questão de controle. Estar tentando controlar o incontrolável. Não podemos controlar a economia, então nos preocupamos com a economia. Não podemos controlar nossos filhos, então nos preocupamos com nossos filhos. Não podemos controlar o futuro, então nos preocupamos com o futuro. Mas a preocupação nunca resolve nada! É como trocar seis por meia dúzia.
Em seu Sermão da Montanha, Jesus dá quatro razões pelas quais você não precisa se preocupar com as coisas.

1. Preocupação não é razoável.
Mateus 6:25 diz: “Não se preocupe com a sua vida, o que você vai comer ou beber; ou sobre o seu corpo, o que você vai usar. Não é a vida mais do que comida, e o corpo mais do que roupas? ” (NVI).
Jesus está dizendo que, se não vai durar, não se preocupe com isso. Se preocupar com algo que você pode mudar é tolice. Se preocupar com algo que você não pode mudar é inútil. De qualquer forma, não é razoável se preocupar.

2. A preocupação não é natural.
Jesus nos dá uma ilustração da natureza em Mateus 6:26: “Olhai as aves do céu; eles não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros, e ainda assim seu Pai celestial os alimenta. Você não é muito mais valioso do que eles?” (NIV).
Há apenas uma coisa em toda a criação de Deus que se preocupa: as pessoas. Somos as únicas coisas que Deus criou que não confiam nele, e Deus diz que isso não é natural.

3. A preocupação é inútil.
Preocupação não muda nada. Mateus 6:27 diz: “Algum de vocês, se preocupando, pode adicionar uma única hora à sua vida?” (NIV). 
Quando você se preocupa com um problema, isso não te aproxima nem um centímetro de uma solução. É como sentar em uma cadeira de balanço - muita atividade, energia e movimento, mas nenhum progresso. A preocupação não muda nada exceto você. Isso te faz infeliz!

4. A preocupação é desnecessária.
Mateus 6:30 diz: “Se Deus se importa tão maravilhosamente com as flores que estão aqui hoje e se vão amanhã, ele não se importará mais com você, ó homens de pouca fé?”  (TLB). 
Se você confia em Deus, não precisa se preocupar. Por quê? Porque ele prometeu cuidar de todas as suas necessidades: "Deus satisfará todas as suas necessidades de acordo com as riquezas da sua glória em Cristo Jesus"(Filipenses 4:19 NVI).
Isso inclui contas? Sim! Isso inclui conflitos relacionais? Sim! Isso inclui seus sonhos, objetivos e ambições? Sim! Isso inclui os problemas de saúde que você não sabe como lidar? Sim! Deus satisfará todas as suas necessidades em Cristo.
Então, não se preocupe com tudo isso!

Medite e comente sobre isso.

● Quais são as coisas que permanecem (eternas) com as quais você precisa se preocupar?
● Pense em algo que você tem se preocupado. Qual é um passo de ação que você pode tomar em vez de se preocupar?
● Como a oração impede você de se preocupar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(36/40) Deus está trabalhando enquanto você espera

(40/40) Quatro passos para ajudar você parar de se preocupar

(13/40) Orando as promessas de Deus